CICS Serra intensifica mobilizao para manifestos do dia 17
14/01/2014
       Faltando poucos dias para a manifestao pelas estradas da Serra Gacha, CICs Serra amplia divulgao para conquistar apoio da comunidade e de lideranas regionais Panfletos e adesivos da campanha Chega de Promessas. Sem estradas a Serra para, promovida pela Associao das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gacha (CICs Serra), esto sendo distribudos por meio das 11 associaes de empresrios que compem a entidade. Placas e outdoors tambm chamam a ateno dos usurios das rodovias que interligam municpios da Serra Gacha. At o dia 17 de janeiro, quando sero realizadas manifestaes simultneas, mas sem fechamento de rodovias, o movimento ir mobilizar a sociedade e buscar a sensibilizao do Estado para os problemas nas estradas da regio. A novidade que a manifestao ocorrer em um ponto a mais do que previsto inicialmente. Ao invs de cinco locais, como planejado, sero seis. Os pontos com diminuio de velocidade e entrega de material explicativo da campanha esto em Bento Gonalves, Garibaldi, Farroupilha, Antnio Prado, Veranpolis e Dois Lajeados (confira mais informaes abaixo). Durante o ato o trnsito no ser bloqueado e todos os atos sero acompanhados pela Polcia Rodoviria Estadual e pela Brigada Militar. Alm de distribuir panfletos, os integrantes da ao vestiro camisetas com os smbolos da campanha e instalaro faixas nos locais. Em reunio realizada nesta quinta-feira, dia 9, os presidentes das entidades associadas ao CICs Serra definiram os ltimos ajustes para a mobilizao pelas estradas. Alm de buscar o apoio da comunidade e de lideranas locais, o movimento de divulgao da campanha foi ampliado, abrangendo a imprensa e lideranas de Porto Alegre. Nosso objetivo que o movimento chegue ao Governo do Estado e fazer com que as autoridades responsveis compreendam a necessidade de um cronograma de melhorias para as estradas da Serra Gacha, destaca o presidente da CICs Serra, Ademar Petry. Placas instaladas nas rodovias RSC 446, em Carlos Barbosa; na RSC 470, em Bento Gonalves e na RSC 453, em Antnio Prado, alm de um outdoor fixado no entroncamento entre as RSCs 470 e 453, em Garibaldi, buscam a conscientizao da comunidade, lembrando da importncia de investimentos nas rodovias, contando com o apoio da sociedade na luta por novos projetos para a regio. A CICs Serra pretende manter o movimento mesmo aps os atos do dia 17 de janeiro caso o Governo do Estado no entregue a populao da regio um compromisso formal, com projetos e calendrio de execues de obras na regio serrana. Locais das manifestaes Garibaldi entroncamento entre a RSC 470 e a RSC 453, no local conhecido como Trevo da Telasul. Bento Gonalves na RSC 470, em frente a Polcia Rodoviria Estadual. Antnio Prado na RSC 453, no trevo de acesso ao municpio. Veranpolis na RSC 470, em frente a Polcia Rodoviria Estadual. Farroupilha na RS 122, em frente a Polcia Rodoviria Estadial. Dois Lajeados no trevo entre as RSCs 431 e 129. Entenda Nos ltimos trs anos, mobilizaes encabeadas pela entidade, com apoio de lideranas e representantes dos municpios, levaram a conquistas como o processo de federalizao da RSC 470, importante via da regio que comporta o trfego intenso de automveis e caminhes diariamente. O projeto de prolongamento da BR 448, que visa reduzir o movimento da BR 116 tambm foi uma das conquistas. Em julho deste ano, o Governo do Estado assinou o Contrato de Restaurao e Manuteno das Rodovias da Regio da Serra (Crema/Serra), que prope a restaurao e manuteno de mais de 190 km de estradas na regio da Serra Gacha, em um investimento de R$ 140 milhes. Aps ter contratos de licitaes cancelados trs vezes, o Crema finalmente comeou em alguns pontos, mas ainda no h claramente um cronograma de obras e sinalizao sobre quais rodovias sero, de fato, atendidas pelo programa. A insatisfao regional aumentou aps o governo anunciar um investimento emergencial para reformas em 808 km de estradas do Estado. Deste total, a Serra ficou com 20,92 km de estradas que sero reformadas. As demandas das onze entidades de classe que a CICs Serra representa so: - Recapeamento e terceira pista na RSC 470, na regio do Rio das Antas. - Recapeamento e sinalizao horizontal no permetro urbano da BR 470, na altura de Nova Prata e Veranpolis, alm do recapeamento. - Asfalto na RS 448 e RS 437, ligando Antnio Prado a Nova Roma do Sul e Vila Flores - Melhoria da camada asfltica da RS 122 entre Antnio Prado e Caxias do Sul. - Melhorias e total asfaltamento na ERS 431, que liga Guapor a Bento Gonalves. - Sinalizao e recapeamento da RSC 470 entre Carlos Barbosa e Montenegro. - Construo do novo Trevo entre a RSC 470 e a RSC 453 (Trevo da Telasul). - Duplicao das RSC 470 entre Bento e Barbosa e do Trevo da Telasul e da RSC 453 at Farroupilha. - Obras do trevo da RS 453 com a Avenida Santa Rita (acesso cidade de Farroupilha) - Obras no trevo da RS 453 com a RS 122 (junto ao distrito industrial de Farroupilha). - Duplicao RSC-470 entre os Municpio de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonalves. A ACIC, disponibiliza material para divulgao,interessados retirar na mesma.