CICS SERRA
04/11/2011
       Os integrantes da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra) discutiram na sexta-feira, 28 de outubro, a informação da instalação de uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a região. O campus da Serra já está contemplado no plano de desenvolvimento institucional da universidade. Estudos técnicos estão sendo realizados, juntamente com audiências públicas que visam definir o perfil e o direcionamento que os cursos que a UFRGS vai assumir. Durante o encontro, realizado em Garibaldi, o presidente da CICS Serra, Ademar Petry, defendeu que a instalação do campus deve levar em conta o local mais centralizado possível para oportunizar o acesso aos estudantes e vários municípios. “O campus da UFRGS deve ser um pólo que irradie conhecimento e oportunize o desenvolvimento cultural e econômico, aproveitando as potencialidades e vocações da nossa região”, disse. Petry ainda afirma que nesse momento a luta é para garantir a instalação da universidade com o ensino, pesquisa e extensão, e que se defina com clareza qual o perfil de universidade que possibilite atender as necessidades da Serra Gaúcha. Já aconteceram duas audiências para ouvir da comunidade qual sua expectativa sobre a universidade. A próxima está marcada para o dia 25 de novembro, em Veranópolis.